19 de setembro de 2024

Jutan Araújo

Sem Meias Verdades

USP Ribeirão disponibiliza série sobre febre maculosa para crianças

Pesquisadores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) estão disponibilizando, gratuitamente, uma série de animações sobre febre maculosa para crianças de 6 a 12 anos. O material, dividido em quatro episódios, é acompanhado de um manual para educadores, com sugestões de atividades a serem realizadas em sala de aula.

O material foi desenvolvido de forma interdisciplinar com participação de especialistas em pedagogia, psicologia e linguagem, e comunicação de crianças.

“Optamos por trabalhar com crianças, uma vez que elas costumam brincar em áreas de risco e entrar em contato com o carrapato-estrela [transmissor da bactéria Rickettsia rickettsii, que causa a febre maculosa brasileira] e devem estar conscientes da importância da auto-inspeção, que é a busca do aracnídeo no corpo para a retirada correta, que evita a contaminação”, disse Beatriz Rossetti Ferreira, veterinária, professora de Parasitologia Humana e Patologia Geral da EERP-USP e coordenadora do trabalho.

A produção dos vídeos, de dois minutos cada, contou com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O manual para educadores pode ser solicitado pelos e-mails gabriela.rodrigues.bragagnollo@usp.br ou brferrei@usp.br.

Clique aqui e confira os quatro episódios. 

Assista ao primeiro episódio da série: 

Casos no Estado

Até a última sexta-feira (16), o estado de São Paulo registrava 19 casos da doença, com nove óbitos.

Agência Brasil