A seleção feminina brasileira de futebol, medalha de prata na Olimpíada de Paris, foi convocada na tarde desta terça-feira (12) para os dois últimos amistosos do ano fora de casa contra a Austrália, que sediou o Mundial Feminino no ano passado. A novidade na lista de 23 jogadoras chamadas pelo técnico Arthur Elias é a goleira Claudia Oliveira, do Juventude-RS, que este ano conquistou o acesso à Série A1 (elite) do Campeonato Brasileiro Feminino no ano que vem. A primeira partida do Brasil, atual número 8 no ranking, contra a Austrália (15ª no ranking da Fifa) ocorrerá em 25 de novembro em Brisbane, e seis dias depois em Gold Coast. No última Copa a Austrália terminou em quarto lugar, após perder para a Suécia, por 2 a 0, o confronto pela terceira posição. Na ocasião, as brasileiras, comandada pela então técnica Pia Sundhage, pararam na fase de grupos.
Quem não tá assim com a convocação da Claudia tá maluco 🧤🇧🇷
A goleira Jaconera foi chamada pelo técnico Arthur Elias para os jogos amistosos do Brasil contra a Austrália. Foi a primeira jogadora do Juventude a ser convocada para a Seleção Brasileira Feminina principal.… pic.twitter.com/l6CaGu9Bm0
— E.C. Juventude (@ECJuventude) November 12, 2024
“A Cláudia é uma merecedora pelo que vem fazendo nos últimos dois anos, a gente também a acompanhou atualmente no campeonato gaúcho, tem feito grandes jogos, por tudo. Porque a gente vê nela, tecnicamente e fisicamente, os comportamentos que ela mostrou, de quanto ela evoluiu nesses últimos dois anos, a gente entendeu junto ao Edson [preparador de goleiras] e a nossa comissão que ela é uma jogadora que entra nesse perfil de projeção. A gente quer conhecer de perto e dar oportunidade para ela, ainda que com pouco tempo que a gente vai ter na Austrália, mas que possa inspirar ela, outras goleiras, outras jogadoras.”, pontuou Arthur Elias durante a coletiva após a convocação.
Em meio ao processo de observação de jovens atletas que ainda não tiveram chances de vestir a amarelinha, já pensando na Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil, Arthur Elias afirmou que antes vai priorizar a Copa América, programada para o período 12 de julho a 2 de agosto de 2025, no Equador.
“O que está claro é que essas duas convocações, Colômbia e Austrália agora, são com um olhar para a frente, e quem obviamente aproveitar vai estar também na próxima junto com outras jogadoras, que provavelmente retornarão ou estarão nas listas, nas três convocações antes da convocação final para a Copa América. A gente vai com o que tem de melhor, as jogadoras certas para vencer”, afirmou o treinador durante a coletiva.
23 atletas. A lista está completa! 📋
Mais um capítulo da nossa história sendo escrito. Confira as jogadoras que irão representar a #SeleçãoFeminina nos amistosos contra a Austrália. Vamos com tudo! 🇧🇷 pic.twitter.com/mjXSftglle
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) November 12, 2024
O treinador manteve na convocação desta terça (12) boa parte das jogadoras relacionadas nos amistosos de outubro contra a Colômbia, em Cariacica (ES). As brasileiras empataram o primeiro deles em 1 a 1 e depois aplicaram 3 a 1 nas rivais sul-americanas. Na ocasião, a zagueira Isa Hass (Internacional) e a atacante Gio Queiroz (Atlético de Madrid) tiveram ótima performance entre as 12 novas convocadas da seleção pós-prata em Paris. Ambas balançaram a rede na vitória contra a colombianas.
“Tem muito claro para mim que a partir da primeira convocação do ano que vem a grande missão nossa é pensar mais a curto prazo, que é a Copa América, uma competição que a seleção brasileira tem obrigação de vencer porque nos dá a vaga olímpica para a próxima Olimpíada [Los Angeles 2028], o Brasil sempre participou e também participará da próxima, então a gente tem esse objetivo. E tratando de futebol, a gente precisa se preparar muito bem: o futebol sul-americano evoluiu, o caráter da competição, um jogo só pode tirar da vaga. Eu entendo muito bem a responsabilidade da Copa América. Depois teremos um período maior para a [preparação para] a Copa do Mundo”, afirmou Arthur Elias.
No retrospecto de confrontos entre Brasil e Austrália, as adversárias levam a melhor, com nove vitórias. O Brasil soma seis triunfos, e o restante das partidas (dois) foram empates.
Convocadas
GOLEIRAS
Cláudia (Juventude)
Lorena (Grêmio)
Natascha (Palmeiras)
ZAGUEIRAS
Isa Haas (Internacional)
Kaká (São Paulo)
Lauren (Atlético de Madrid-ESP)
Vitória Calhau (Cruzeiro)
LATERAIS
Bruninha (Gotham-EUA)
Fê Palermo (Palmeiras)
Yasmim (Corinthians)
MEIO-CAMPISTAS
Angelina (Orlando Pride-EUA)
Camilinha (São Paulo)
Duda Sampaio (Corinthians)
Laís Estevam (Palmeiras)
ATACANTES
Adriana (Orlando Pride-EUA)
Aline Gomes (North Carolina Courage-EUA)
Amanda Gutierres (Palmeiras)
Gabi Portilho (Corinthians)
Gio (Atlético de Madrid-ESP)
Kerolin (North Carolina Courage-EUA)
Marília (Cruzeiro)
Nycole (Benfica-PORT)
Priscila (Club América-MEX)
Fonte: Agência Brasil
More Stories
Manifestação pede saída do secretário de Segurança Pública de SP
Condenados usuários de redes que contestaram ação contra homem negro
Lula condecora Mujica, que considera “a pessoa mais extraordinária”