Em 2024, as emissoras públicas de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) registraram recordes de audiência após mudanças estratégicas em sua programação e posicionamento de marca.
A Rádio MEC FM, presente no dial do Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, atingiu o maior patamar de participação de audiência desde 2012, com uma média de 3.762 ouvintes por minuto e um alcance mensal médio de 135 mil ouvintes. Os dados se referem a audiência aferida no Rio de Janeiro.
A Nacional FM de Brasília alcançou a melhor participação de audiência desde o início da série histórica, em 2010. A emissora registrou média de 2.172 ouvintes por minuto e um alcance mensal médio de 103 mil pessoas.
O gerente-executivo de Rádios da EBC, Thiago Regotto, explica as mudanças que permitiram os recordes. Na Rádio MEC, houve o resgate de programas de sucesso, bem como novas contratações de peso para a emissora, como o escritor Ruy Castro, que ajudaram no crescimento da audiência.
“A isso, se soma uma intensa agenda de comemorações do centenário da emissora, celebrado em 2023. Tudo isso nos ajudou a colher bons frutos em 2024, com uma boa participação de mercado no Rio de Janeiro para uma rádio segmentada e não comercial”, aponta Regotto. O público predominante da MEC, atualmente, é formado por pessoas da classe AB com idade acima de 40 anos.
A Rádio Nacional passou por um reposicionamento de marca e uma mudança em sua grade de programação. Agora, as oito emissoras próprias operam em rede, com momentos específicos de programação local voltada ao seus diferentes públicos, seja na AM, FM e Ondas Curtas. Compõem a rede a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Rádio Nacional de São Paulo, Rádio Nacional de Brasília AM e FM, Rádio Nacional de Recife, Rádio Nacional de São Luís, Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões.
Para a diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino, o bom resultado também é fruto do trabalho nas redes sociais. “O aumento da audiência da Rádio MEC e da Rádio Nacional é fruto da ênfase que esta gestão deu ao digital. As redes sociais carregam as marcas das rádios e atraem ouvintes, gerando um ciclo virtuoso de expansão e renovação para estas duas rádios históricas”, aponta.
“Nossas rádios fazem parte da história do país e estamos trabalhando para fortalecer a relevância e o alcance da MEC e da Nacional. Por meio delas, prestamos um papel fundamental da comunicação pública, que é o de levar informação, educação e cultura de qualidade, inclusive em locais que não são de interesse das emissoras comerciais”, afirma o diretor-presidente da EBC, Jean Lima.
Sobre a Rádio MEC
Primeira rádio do Brasil, fundada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto, a Rádio MEC conta com quatro emissoras – Rio de Janeiro AM e FM, Brasília e Belo Horizonte, é reconhecida pelo público por sua programação educativa/cultural e dedicada à música clássica. Saiba mais.
Sobre a Rádio Nacional
A marca faz parte da história do país e conta, atualmente, com oito emissoras próprias, em diferentes regiões do Brasil: Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Rádio Nacional de São Paulo, Rádio Nacional de Brasília AM e FM, Rádio Nacional de Recife, Rádio Nacional de São Luís, Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões. Saiba mais.
Agência Brasil
More Stories
Previsão de queda nos estoques de sangue preocupa Hemorio
Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo
Polícia do Rio faz operação contra contra criminosos do Pará