12 de dezembro de 2024

Jutan Araújo

Sem Meias Verdades

Mostra Contando Histórias expõe resultado de oficinas audiovisuais com estudantes

Após seis meses de oficinas periódicas focadas na criação audiovisual e discussão de temáticas relacionadas à cidadania, foi realizada, no auditório do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, em Camaçari, a culminância da iniciativa Projeto de Vida e Educomunicação Digital, resultado da parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), com execução da CIPÓ Comunicação Interativa. Ao todo, 56 estudantes, líderes de turmas de 28 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, participaram do projeto e colaboraram diretamente para a concepção, produção e montagem da Mostra Contando Histórias, que expôs as produções dos alunos. A iniciativa ocorreu na sexta-feira (29/11).

As peças, que oportunizaram o exercício para o domínio das técnicas aprendidas nas oficinas, também traziam mensagens dotadas de funcionalidade social, evocando conscientização e desejo por uma sociedade mais justa, menos violenta, onde predomine a empatia e o respeito às diferenças. Hosana Gonçalves, diretora pedagógica da Seduc, evidencia o fato das peças manifestarem os anseios dos estudantes. “Foram várias reflexões desenvolvidas nesse período e hoje contemplamos, nessa exposição, um vislumbre da compreensão que resultou dessas discussões”, afirmou.

Ana Virgínia, representante do Cofic, celebrou o resultado dessa trajetória. “Esse foi um projeto-piloto, que culmina com essa mostra pedagógica de materiais criados por esses alunos. Eles realizaram um trabalho incrível que nos faz entender o porquê de serem lideranças em suas escolas”, declarou.

Entusiasmo semelhante é demostrado pela estudante da Escola Municipal Ilay Garcia Ellery, Maria Vitória, 15 anos. “Foram seis meses de experiências incríveis, aprendemos bastante, inclusive que a minha história de vida importa, cada história de vida importa. Tive oportunidade de atuar como filmmaker, roteirista, entre outras funções”, relatou. (PMC)

 

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.