Dezoito iniciativas que trabalham para garantir que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam cumpridos foram premiadas nesta sexta-feira (19) pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) com o Prêmio Brasil Amigo da Criança.
As instituições receberam medalhas e certificados. As ações foram divididas em sete categorias e são voltadas à promoção e fortalecimento dos direitos da criança e do adolescente. No total, 76 iniciativas foram homologadas e participaram da seleção.
Esta é a primeira edição do concurso, que reuniu inscrições de pessoas físicas e jurídicas de direito privado sem fins lucrativos. A premiação ocorreu em referência ao Dia Internacional dos Direitos da Criança, celebrado em 20 de novembro.
Entre as ações premiadas está a Campanha Doação de Celulares, em São José do Cedro (Santa Catarina). A iniciativa coleta aparelhos doados, conserta e doa para estudantes que precisam. Cerca de 40 alunos foram beneficiados.
Outra iniciativa premiada foi a Chá de Bonecas e Encontro de Heróis. Criado em 2016, o projeto procura, por meio da contação de histórias e da musicalização, ensinar crianças e adolescentes a identificarem situações abusivas, utilizando o método 3Rs: Reconhecer, Recusar e Relatar. Atua em escolas e igrejas de 35 cidades de oito estados, além do Distrito Federal. Também foram realizadas capacitações de prevenção ao abuso sexual infantil e a publicação de dois livros.
Outras iniciativas trazem métodos de alfabetização, aprendizagem profissional e mobilização para alteração da legislação voltada para mães de prematuros.
Agência Brasil
More Stories
Sociedade civil aposta em parcerias para recuperação florestal no país
Indígenas marcham em Brasília contra marco temporal
Caged registra criação de 247 mil postos de trabalho em setembro