16 de dezembro de 2024

Jutan Araújo

Sem Meias Verdades

Continuam buscas por desaparecidos em deslizamento em São Gonçalo

Os bombeiros do Rio de Janeiro continuam as buscas por Alan Santiago Cabral, de 45 anos, Rosilene Pereira Santiago, de 34, e Maitê Santiago Pereira, de 4 anos, que estão desaparecidos nos escombros de uma casa atingida por um deslizamento na madrugada de terça-feira (14), em São Gonçalo, na região metropolitana.

A tragédia, no bairro do Engenho Pequeno, foi decorrência de um temporal que atingiu a cidade e acumulou mais de 200 milímetros (mm) de água em pouco mais de uma hora. A ação de resgate já dura 40 horas.

Perto da casa, parentes dos desaparecidos acompanham apreensivas a ação dos bombeiros e de voluntários que foram ao local para ajudar nas buscas. Durante a madrugada, o trabalho precisou ser interrompido porque a chuva voltou e havia risco de novos deslizamentos.

A Prefeitura de São Gonçalo, que decretou situação de emergência no município, determinou ontem a retirada provisória de 43 famílias que moram na área próxima ao local do deslizamento. Elas estão recebendo orientação da Secretaria Municipal de Assistência Social e sendo levadas para pontos de apoio até que a situação se normalize.

“Em virtude do risco de novos deslizamentos no Engenho Pequeno, o DRM [Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro] e a Defesa Civil decidiram pela evacuação da área por 96 horas até que seja possível uma nova avaliação do cenário”, informou.

O governo municipal anunciou ainda a concessão de Auxílio Habitacional Temporário no valor de R$ 600 às famílias que ficaram desalojadas em consequência da chuva. O auxílio poderá ser pago por um período de até 12 meses. “Nos casos de pessoas que moram de aluguel, o benefício será concedido por três meses”, completou.

Petrópolis

Em Petrópolis, onde hoje completa um ano dos deslizamentos que vitimaram 241 pessoas, a chuva continua causando transtornos. A Defesa Civil registrou 14 ocorrências e permanece fazendo monitoramento. Se necessário, emitirá alertas à população.

A cidade da região serrana continua em estágio de atenção, e a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de intensidade moderada a forte nos períodos da tarde e noite.

A recomendação da Defesa Civil é que a população evite áreas alagadas e fique atenta aos sinais de deslizamentos. Em caso de emergência, ligar para o 199.

Teresópolis

Ainda na região serrana, uma jovem de 18 anos morreu ao ser carregado pela correnteza, na divisa entre os bairros Vale Alpino e Gamboa. A chuva intensa na noite de ontem provocou problemas especialmente na zona rural do município, com deslizamentos de terra e quedas de árvores.

“O fluxo intenso de água ocasionou o alagamento de algumas residências”, informou a prefeitura, acrescentando que equipes da Defesa Civil ainda fazem vistorias técnicas na região para atualizar as ocorrências e oferecer assistência às pessoas atingidas.

Para hoje, a previsão é de chuva moderada a forte para o final do dia. O município segue em estágio de atenção. A prefeitura orientou a população a ficar atenta aos alertas enviados por SMS, além das sirenes. “Em caso de emergência, entre em contato via WhatsApp (21) 2742-7025”, completou.

Agência Brasil