19 de dezembro de 2024

Jutan Araújo

Sem Meias Verdades

Combate à violência passa por convivência democrática nas escolas

O país se deparou nesta quarta-feira (5) com um mais ataque a escolas. Em Blumenau, um homem invadiu uma creche em Blumenau (SC) e matou e feriu crianças. A Agência Brasil entrevistou especialistas para entender os motivos que levam à violência contra as escolas.

Para as pesquisadoras, a violência como solução para problemas, a falta de políticas de incentivo ao diálogo e o respeito à diversidade; e a propagação dos grupos de ódio estão entre alguns fatores que podem trazer um panorama a respeito desses atos violentos. A prevenção e controle desses atos passam pela adoção de programas que promovam a convivência ética e democrática dentro e fora das escolas. 

A professora Luciene Togneta ressalta que as políticas devem ser construídas a partir de estudos liderados pelas universidades e com quem lida com o ambiente escolar diariamente. “Não existe algo a curto prazo, e sim a longo prazo e não somente na escola. É todo o sistema de proteção onde a escola está inserida. É preciso que as pessoas que estão no chão da escola pensem em soluções juntas com a universidade. O professor não sabe que fazer em convivência”.  Segundo ela, o acompanhamento das ameaças precisa ser constante e não apenas em momentos críticos.

Combate às redes de ódio

Para Luciene Tognetta, uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem), as escolas estão entre os alvos por serem locais que dão mais visibilidade aos discursos de ódio e pela concentração de pessoas.  

“O ato contra uma escola causa muita repercussão e onde vai conseguir executar o plano com precisão. Além disso, a escola é um lugar de excelência por convivência, onde irei encontrar o outro, o diferente”, diz a docente de pós-graduação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp. 

A coordenadora do Programa de Estudos e Políticas sobre Juventude, Educação e Gênero: violências e convivência da Faculdade Latino-Americana das Ciências Sociais (Flacso), Miriam Abramovay, destaca que as narrativas racistas, misóginas e de ódio têm cada vez mais ganhado aderência entre jovens, tornando-se urgente o combate a essas redes. “A gente está falando aqui de crimes de ódio. Por que esses jovens têm esse ódio? O que está acontecendo com a nossa juventude. Por que acumular tanto ódio pela escola? Por que querer matar? São todas essas perguntas que vamos ter que responder o mais rápido possível para que não tenha mais massacres dentro das escolas”, afirma. 

Valorização da violência 

As especialistas avaliam que o cenário do país nos últimos anos, com políticas de incentivo ao uso de armas, desinvestimento em programas focados na diversidade, polarização política, favorecem ambiente para atos de violência. 

A doutoranda em Educação pela Unicamp e pesquisadora de violência escolar, Danila Zambianco, aponta que os ataques estão relacionados ao fato de a violência passar a ser vista como eficiente estratégia para resolver conflitos e empoderamento na sociedade. “São muitos fatores que levam a esse efeito. Entre eles, a banalização da violência, a valorização da violência, o uso dela como estratégia para resolução de conflitos. Vimos isso com representantes do Poder Público enaltecerem a violência como estratégia, como meio, e o enfraquecimento das políticas de diversidade e, que infelizmente, enfraquece o diálogo para construir as relações interpessoais”, aponta.

Convivência democrática

Da mesma forma em que apontam que os fatores para um atentado à escola são complexos, as especialistas destacam que a prevenção desses crimes não ocorrerá isoladamente, exigindo a adoção de uma série de ações governamentais e da participação da sociedade.

“Não basta acreditar que colocar um policial armado na escola vai resolver o problema. Já tivemos casos em escolas cívico-militares, por exemplo, em Aracruz (ES). Não se trata só de uma segurança, de trancafiar as nossas crianças. A gente tem que fazer políticas públicas de promoção da convivência democrática e criar uma sociedade de fato, onde as pessoas possam conviver, dialogar, onde a violência não seja tolerada, não seja exaltada”, ressalta Danila Zambianco. 

Diagnóstico Nacional 

Miriam Abramovay defende um diagnóstico nacional para entender o que ocorre dentro das escolas e capacitação dos profissionais de educação para o debate do tema. “Tem que ter um grande diagnóstico para saber o que está acontecendo dentro das escolas. A gente não sabe e nunca teve. Tem que ter um grande diagnóstico nacional. Segundo, temos que ter projetos de convivência escolar, programas que sejam federais, estaduais e municipais. Dentro dos programas de convivência escolar, temos que ter capacitação dos professores, diretores, pais sobre esses temas”.

 

Agência Brasil