23 de dezembro de 2024

Jutan Araújo

Sem Meias Verdades

Balanço da Sesau em Camaçari é marcado por ampliação da rede

Em 2024, a Prefeitura de Camaçari, por meio do trabalho da Secretaria da Saúde (Sesau), conquistou o crescimento do número dos atendimentos realizados através da rede pública municipal de saúde. A gestão, também, entregou quatro novas unidades de atendimento, entre elas duas do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), na sede e na costa; além de uma de saúde da família (USF), e outra de pronto atendimento, a UPA dos Phocs, ambas localizadas no bairro Nova Aliança (Phoc I).

Na cobertura da Atenção Básica, no comparativo entre 2023 e 2024, a capacidade de atendimento da rede passou de 83% para 86%. No âmbito da saúde da família, o avanço da cobertura em 2024 atingiu os 75,80%, em comparação aos 73,5% registrados em 2023.

Através do Consultório na Rua, a Sesau realizou 1.287 atendimentos para a população vulnerável em situação de rua. Em 2024, na Policlínica da Sede e no Multicentro de Especialidades de Monte Gordo foram realizados cerca de 64 mil atendimentos. Já a Policlínica Pediátrica realizou 6 mil atendimentos entre as 12 subespecialidades médicas ofertadas. O Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM) totalizou 8 mil consultas e 5 mil procedimentos, entre exames e avaliações. A cobertura da saúde bucal, no total de atendimentos, avançou de 56,8% em 2023, para 57% em 2024.

Através do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), neste ano, cerca de 3 mil procedimentos de saúde foram realizados e houve, ainda, a admissão de 244 novos pacientes. Na atenção à saúde mental, foram consolidados 305 novos registros, totalizando 2.466 pacientes ativos em tratamento nos centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. Por intermédio da adesão municipal ao Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), do governo federal, houve o incremento de 46 novos profissionais na Atenção Primária à Saúde (APS) de Camaçari.

Quanto ao atendimento de demandas por cirurgias, a Sesau realizou por meio do Programa Sesau Fila Zero, aproximadamente, 2.200 cirurgias eletivas no período. Com a 2ª edição da versão itinerante da iniciativa, que realizou 29 etapas, foram cerca de 100 mil atendimentos, entre exames, consultas e agendamento de procedimentos.

Através da lista única da Marcação Integrada, a Sesau agendou 506.667 procedimentos, entre exames e consultas. Na assistência farmacêutica, mais de 1 milhão de receitas foram atendidas. Ainda na área de suporte e assistência, o Serviço de Transporte de Usuários (STU) realizou cerca de 22 mil viagens, conduzindo pacientes para a realização de exames, tratamentos e consultas em municípios vizinhos.

Visando acolher e diagnosticar os pacientes com transtorno do espectro autista (TEA) a Sesau inaugurou em março, na sede do município, o Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), localizado na Rua da Natividade, atrás do antigo Bompreço. A fim de contemplar o público-alvo residente na costa, em outubro houve a descentralização do serviço com a implantação da nova unidade em Arembepe, situada no Shopping Linha Verde, no Loteamento Vila de Arembepe.

Em setembro, a população ganhou a nova sede da USF Nova Aliança. Para a construção do equipamento, que visa atender cerca de 12 mil pessoas, foram investidos algo em torno de R$ 6 milhões. A unidade fica localizada atrás da Base Comunitária da Polícia Militar, na Travessa Teresina, no bairro Renascer (Phoc II).

Desde a inauguração, em outubro, a nova UPA dos Phocs já realizou 2.988 atendimentos. Com investimento de recursos municipais da ordem de R$ 8 milhões, foi construída uma estrutura moderna para abrigar o equipamento, que integra o complexo de saúde dos bairros Nova Aliança (Phoc I), Renascer (Phoc II) e Tancredo Neves (Phoc III), um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências (PNAU) do Ministério da Saúde (MS), que organiza a rede de serviços pré-hospitalares fixos para atendimento a urgências. A nova unidade oferta serviços de urgência e emergência 24 horas, atendendo a casos intermediários entre os resolvidos pela Atenção Básica e aqueles da Média e Alta Complexidade. (PMC)

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.