22 de outubro de 2024

Jutan Araújo

Sem Meias Verdades

Gilvan indica realização do Censo Municipal das pessoas com deficiência

Quem são as pessoas com deficiência de Camaçari? O que fazem? Onde vivem? Parece chamada de matéria para a TV, mas essa é uma importante demanda para as políticas públicas do município. Essa necessidade foi apontada pelo vereador Gilvan Souza, que apresentou a Indicação Nº 175/2022, solicitando a criação do programa Censo-Inclusão e o Cadastro-Inclusão para identificação, mapeamento e cadastramento do perfil socioeconômico das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O Censo Municipal deve ser realizado pelo Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde (SESAU) e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDES), através de coleta de dados e atualizado anualmente. A Indicação prevê ainda, que os dados estejam acessível ao público, no Portal da Transparência da Prefeitura.

Divulgação

O mapeamento, abrangendo os aspectos socioeconômicos, as condições de habitação e de mobilidade urbana das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida residentes no município de Camaçari, visa fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas que promovam a acessibilidade e a inclusão social destas pessoas.

De acordo com o vereador, compreender e captar dados de pessoas com deficiência estimula a pesquisa e esforços para prover serviços (educacionais, laborais, informacionais) que permitam essas pessoas a terem maior acessibilidade e oportunidades. “Todo e qualquer dado sobre a deficiência, possibilita a formulação de políticas públicas, o acompanhamento de como essas medidas estão sendo eficazes e auxilia na formulação de medidas apropriadas para eliminar a discriminação e qualquer tipo de defasagem ocasionada”, defende Gilvan. (Ascom)