Agilizar, acolher e criar um fluxo de atendimento inserindo toda a rede e a família. Essa é a proposta da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), para atender as crianças com autismo em Camaçari. Para definir esse novo modelo de atenção e diagnóstico, uma comissão de mães de autistas se reuniram com o vereador Gilvan Souza e técnicos de diversas áreas da Sesau. O encontro foi realizado na tarde de quinta-feira (11/11), no auditório do Centro de Referência em Inclusão Escolar (CRIE).
O diálogo, teve como objetivo a aprovação do fluxo da rede de atenção a pessoa com autismo e crianças com atraso no sistema neuropsicomotor. Em encontros anteriores, com o vereador Gilvan Souza e o secretário de Saúde, Elias Natan, as mães relataram que vão em vários setores e não conseguem atendimento ou encaminhamento dentro da rede. Para solucionar o problema, o titular da Sesau designou técnicos de referência da área para criação e validação de um método de acolhimento e procedimentos.
Atualmente, existe 200 famílias em espera para diagnóstico e inserção na rede. A proposta da Secretaria de Saúde é de criar um fluxo que zere a demanda e amplie a capacidade de atendimento. “A Sesau através do secretário Natan e dos técnicos se mostram muitos sensíveis ao nosso pleito e estão dando uma resposta satisfatória para esse grupo. Eu sei da angústia da espera e as dificuldades que as famílias de pessoas com deficiência enfrentam, mas posso garantir que o nosso mandato e o governo tem trabalhado para garantir um atendimento de qualidade e referência”, garante o vereador Gilvan.
A Coordenadora da Atenção Especializada e Ações Estratégicas, Sheila Mello, explica que que a mobilização terá continuidade com a inserção de representantes da comissão de mães no grupo de trabalho da Sesau. “A validação do fluxo é para que a gente direcione toda a rede e venha fortalecer para que a criança e família tenha acesso à assistência qualificada desde a identificação de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e acesso oportunamente terapias e avaliação médica ( neuro, pediatra) o mais precocemente possível, além de divulgar ferramentas que auxiliem as mães e cuidadores para que a gente tenha um olhar diferenciado”, anuncia.
Uma nova reunião está marcada para o dia 25 de novembro, quando será compartilhado o status da avaliação da fila de espera e demais ações pactuadas. Participaram da reunião, a Coordenação de Políticas Transversais e Ciclos de Vida, a Coordenação de Saúde Especializada e Ações Estratégicas, a Coordenação de Saúde Mental, a gerência do CER II, do CAPSi e os técnicos de referência dos setores. (Ascom)
O post Técnicos da Sesau de Camaçari se reúnem com mães de autistas para definir fluxo de atendimento apareceu primeiro em Bahia Política.
More Stories
Comunidade no centro do Rio recebe festival de arte urbana
Xodó de Cozinha recebe o engenheiro ambiental Lucas Chiab
Verão começa hoje e previsão é de menos chuvas na maior parte do país