Apesar do número alto, percentual vem diminuindo desde 2019; Nordeste teve média menor
Os consumidores inadimplentes liquidaram no primeiro semestre 57,7% das dívidas em até 60 dias após a negativação. O Nordeste, contudo, foi a única região com nível de recuperação de dívida abaixo da média nacional (48,8%). Os números são do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian.
Segundo a Serasa, apesar do percentual alto, o acumulado semestral vem diminuindo desde 2019, quando o índice marcou 60,4%. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os números refletem o cenário econômico brasileiro “desafiador” nos seis primeiros meses deste ano.
“A população teve que continuar lidando com o alto nível de desemprego e a diminuição do auxílio emergencial. Junto a isso, o aumento da inflação e dos juros foram fatores que agravaram a situação financeira dos consumidores”, disse.
O segmento financeiro (bancos/cartões/financeiras) foi o que mais recuperou dívidas em até 60 dias (61,5% do tota). Segundo Rabi, “ é um setor que possui um incentivo natural para a recuperação de dívidas, o da preservação de crédito”.
More Stories
Corpos de vítimas de acidente em MG serão levados ao IML de BH
Mestre Laurentino morre ao 98 anos em Belém
Dilson Magalhães recebe diplomação para o 3º mandato