Gildeone Almeida deve ser efetivado como presidente da Embasa nesta sexta-feira (7) pelo Conselho de Administração da empresa (Consad), após conquistar a confiança do governador Jerônimo Rodrigues. Durante a gestão de Leonardo Góes, Gildeone, que atuava como diretor, passou a ser consultado diretamente pelo governador, consolidando sua posição como favorito para o cargo. A renovação dos mandatos de diretoria da estatal ocorre a cada dois anos, com o atual ciclo encerrando-se um dia antes da nomeação.
A escolha de Gildeone reflete a decisão de Jerônimo de não ceder a Embasa a partidos políticos, contrariando interesses de aliados e grupos empresariais que anteriormente influenciavam as indicações. O ex-presidente Leonardo Góes foi uma indicação de um consórcio liderado pelo senador Jaques Wagner, enquanto o ministro Rui Costa defendia a funcionária de carreira Rita Bonfim. Além disso, a proximidade de Gildeone com o ex-prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, amigo pessoal do governador e do secretário de Relações Institucionais, Adolfo Loyola, também fortaleceu sua nomeação.
Apesar do discurso de despolitização, nos últimos dias, diretores da Embasa têm buscado apoio de deputados na Assembleia Legislativa para se manterem nos cargos. Com a efetivação de Gildeone, a gestão da estatal tende a ser alinhada diretamente ao governador, sem interferência partidária, garantindo maior controle sobre a empresa de saneamento da Bahia.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
More Stories
Policial ataca namorada e é morto em delegacia de Duque de Caxias
Dino convoca audiência com Executivo e Congresso sobre emendas
A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo