Quatro surfistas brasileiros se classificaram nesta quinta-feira (3) à próxima fase da etapa de Peniche (Portugal) do circuito da Liga Mundial da modalidade (WSL, na sigla em inglês). O potiguar Ítalo Ferreira e o paulista Samuel Pupo ganharam as respectivas baterias no masculino. Conterrâneo de Ítalo, Jadson André foi o segundo na disputa vencida pelo campeão olímpico e também avançou.
A gaúcha Tatiana Weston-Webb finalizou a bateria em que competiu na segunda posição e se garantiu nas oitavas de final.
A etapa continua nesta sexta-feira (4), a partir das 4h50 (horário de Brasília), com a estreia de mais cinco brasileiros: os paulistas Filipe Toledo, Caio Ibelli, Deivid Silva e Miguel Pupo e o fluminense João Chianca.
Tatiana inaugurou a participação do Brasil em Peniche na quarta bateria do torneio feminino. Com a australiana Molly Picklum disparada na liderança, com manobras que renderam notas 7.17 e 8.33 (as duas melhores da surfista, que teve 15.50 de somatória), a disputa da gaúcha foi pelo segundo lugar. Ela bateu a havaiana Gabriela Bryan nos minutos finais, conseguindo um 5.17 e um 4.93 (10.10 na soma das melhores notas) contra 4.27 e 4.83 (9.1) da rival. Nas oitavas, Tati encara Luana Silva, havaiana que é filha de brasileiros.
Entre os homens, o primeiro brasileiro a competir foi Samuel, que venceu a segunda bateria com 14.6 no somatório das melhores notas (8.1 e 6.5). O brasileiro superou o havaiano Imaikalani deVault (13.73) e o norte-americano Kelly Slater (9.9), lenda da modalidade e 11 vezes campeão mundial.
Se liga no que o @italoferreira falou depois do seu espetáculo em águas portuguesas!
Fiquem ligados para a próxima chamada do #MeoProPortugal que acontecerá amanhã às 4:50 da manhã, horário de Brasília.#WSLBrasil pic.twitter.com/RXxjc544JB
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) March 3, 2022
Na quarta bateria, Ítalo mostrou o porquê de ter sido medalhista de ouro na Olimpíada de Tóquio, ao cravar 8.5 na primeira onda. Atual bicampeão da etapa de Peniche (2018 e 2019), ele ainda obteve um 7.67 e finalizou a disputa com 16.17 no somatório das notas. Jadson brigou pelo segundo lugar (e pela vaga direta na próxima fase) com o português Vasco Ribeiro. Com um 5.67 na sexta onda, o brasileiro melhorou a somatória para 9.47, ultrapassando o anfitrião (9.17) e se classificando.
Agência Brasil
More Stories
PMs são afastados por envolvimento em morte de delator em Guarulhos
Por atraso no pagamento, Light corta luz em 15 prédios da UFRJ
MP investiga máfia das cantinas que age em presídios do Rio