A Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza hoje (6) a Operação Delaminados contra a fraude na concorrência em licitações para locação de veículos para órgãos da administração pública do estado. A ação, que envolve agentes do Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD), com apoio do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), cumpre 14 mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas ligadas ao esquema.
De acordo com a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), as investigações apontaram que as licitações eram relacionadas à prestação de serviços em órgãos da administração pública, como Centrais de Abastecimento do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ), Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem).
Conforme a secretaria, o inquérito do DGCOR-LD investiga “fortes indícios de estrutura organizada de empresas de fachada, com o intermédio de pessoas e divisão de tarefas, para cometimento de diversos crimes de fraude a licitações para obter vantagem econômica”.
No decorrer das apurações, foi verificado que as empresas já constavam de outros procedimentos policiais, em que também eram apurados crimes de fraude em licitações e organização criminosa, “atuando em conluio e com o mesmo modo de operação”.
Possíveis fraudes em três pregões eletrônicos para locação de veículos automotores, carros blindados e caminhonetes foram identificadas em um relatório elaborado pela Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE).
Segundo a Sepol, as fraudes contaram com a participação de diversas empresas, com contratações no valor de aproximadamente R$ 4,5 milhões.
Agência Brasil
More Stories
Empresário de SP e família morrem em acidente de avião em Gramado
São Paulo começa o verão com 18 praias impróprias para banho
TV Brasil Internacional inicia sua programação especial de verão