19 de agosto de 2022

Jutan Araújo

Sem Meias Verdades

Inverno; atividade física na estação mais fria ajuda a manter a forma durante todo o ano

Praticar um exercício físico é importante em qualquer época do ano, afinal de contas, quanto mais constância, melhor! Porém, o friozinho do inverno, pode tornar a missão um pouco mais difícil. É muito comum que o frio nos deixe mais preguiçosos, mas isso não quer dizer que devemos parar toda e qualquer atividade física nos dias de temperaturas mais baixas. Pelo contrário… nessa época do ano, o metabolismo tende a ficar mais acelerado e com um maior gasto de energia para produção de calor, o que pode proporcionar sensação de bem-estar. Os benefícios podem causar efeitos tanto no corpo quanto na mente. “O fortalecimento dos músculos, por exemplo, é um dos resultados mais comuns notados por quem se exercita. Consequentemente, a diminuição de doenças cardíacas também pode ser um dos benefícios, já que além do fortalecimento do músculo cardíaco, o exercício também ajuda a melhorar a circulação sanguínea. Outras doenças que também podem ser controladas são a diabetes e a pressão alta”, explica Leandro Dias, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

Os benefícios ligados à saúde mental também são variados, em especial por causa das substâncias que o corpo produz durante a prática. A endorfina, por exemplo, tem efeito analgésico e traz os sentimentos de felicidade e bom humor para quem a libera. Algo parecido acontece com a serotonina, que está ligada à regulação de humor e sono. Segundo o coordenador, o mais importante é buscar alguém ou um espaço qualificado para auxiliar quem é iniciante. “É importante que você tenha a orientação de um profissional que lhe prescreva a intensidade adequada de um exercício, muito semelhante ao que acontece com um médico ou um nutricionista”, exemplifica.

A prática – mesmo no inverno – precisa virar um hábito para que resultados reais sejam notados e se expandam por todo o ano. O especialista aponta três características necessárias para introduzir as atividades físicas na rotina: entender a atividade, gostar dela e realizar. “É sempre importante entender que somos seres inteiros. Somos corpo, alma, mente, sempre conectados. Então todo e qualquer exercício físico é para o corpo todo”, finaliza Leandro. (Pipa)