6 de julho de 2022

Jutan Araújo

Sem Meias Verdades

Tour gratuito apresenta marcos históricos do centro de São Paulo

Uma caminhada guiada pelo centro de São Paulo apresenta marcos históricos da cidade. O passeio tem como base o triângulo formado pelas construções de três ordens religiosas que tiveram papel fundamental nos primeiros séculos de existência da cidade: os beneditinos, os franciscanos e os carmelitas.

O Tour Guiado pelo Centro Histórico já recebeu mais de 3 mil visitantes desde 2019, e volta a ser realizado a partir de junho. São cerca de duas horas de caminhada passando por locais, edifícios e monumentos de grande importância na formação de São Paulo, que tiveram relevância em diversos períodos da história do país, desde a época da colônia até a república.

O passeio começa no shopping ao lado Estação São Bento de metrô, vai em direção ao Pateo do Collegio, passa pelo Solar da Marquesa de Santos, pelo Largo São Francisco, o Largo do Café e o Mosteiro de São Bento.

Museu da Cidade de São Paulo - Solar da Marquesa de Santos, no Centro Histórico de São Paulo.

Museu da Cidade de São Paulo – Solar da Marquesa de Santos, no Centro Histórico de São Paulo. – Rovena Rosa/Agência Brasil

O ponto de encontro é a Praça da Colmeia, dentro do Pátio Metrô São Bento. O tour começa no sábado, às 11h, mas as senhas começam a ser distribuídas meia hora antes. O número máximo de participantes é de 20 pessoas. 

O roteiro gratuito é uma iniciativa do Pátio Metrô São Bento em parceria com grupo de guias de turismo Caminhos do Triângulo.

No mês de junho, o tour vai ocorrer nos dias 4, 11, 18 e 25. Em julho, nos dias 2, 9, 16, 23 e 30. Em agosto, nos dias 6, 13, 20 e 27.

Agência Brasil